quarta-feira, 18 de maio de 2011

Opinando sobre " Angels Cry".


Olá galera que visita o Heavy Rock Alive! Estou aqui hoje para escrever algumas palavras sobre o 1º disco da banda Angra - o Angels Cry. Então, para começar vou fazer um apanhado rápido da banda e sua formação. Desde o 1° álbum a qualidade da banda em si é impecável, pois tinha- e ainda tem - dois guitarristas fenomenais, um baixista que solava, coisa não tão fácil de se ver, até então isso era uma coisa para poucos privilegiados neste meio. Um ótimo baterista, bastante versátil e um cantor de formação lírica e clássica, porém não muito distante do Heavy Metal, pois este já havia ajudado a fundar uma banda de um certo renome neste cenário: O músico André Matos. Feito este apanhado geral da formação, vamos ao 1º "debut" o aclamado e amado "Angels Cry", este é para mim o melhor trabalho dos Paulistas. Não pelo grau de qualidade ou dificuldade que as músicas são gravadas, porque se fosse por isso a banda já teria alguns trabalhos bem melhores que este, mas sim pelo marco que foi e pelo feeling que tem. Em relação a questão "feeling" eu tenho uma constatação a fazer: Anos atrás eu ainda não era fã totalmente de Heavy Metal, gostava mais de rock em geral, inclusive eu já conhecia Angra algumas músicas da " Nova Era", achava o máximo e ficava impressionado com a qualidade tecnica, porém não era fã devoto! Até que um certo dia, vi que um colega tinha o 1º disco da banda Angra, fiquei curioso e resolvi importuna-lo para que me emprestasse, entretanto, ele relutava em faze-lo, pois tinha muito ciúme dos seus CDs, mas como algo me dizia no inconsciente: - insiste você não vai se arrepender! Então foi o que eu fiz, continuei a torrar a paciência do pobre moço até que ele não teve outra opção a não ser emprestar.
Quando cheguei em casa que coloquei o CD para tocar que começou " Carry On" com seu refrão que gruda na cabeça. Depois "Time" com lindos vocais e belas melodias: " Angels Cry" com sua mistura de ritmos; "Stand Away" com sua pegada orquestral; " Never Understand" com suas misturas de ritmos, inclusive sons bem brasileiros; "Wuthering Heights" aqueles vocais de deixar qualquer um impressionado; "Streets of Tomorrow" com um baixo forte deixando a música agressiva; "Evil Warning" com seus coros; E para encerrar uma linda música aconchegante a bela balada "Lasting Child"-não teve jeito fiquei fã incondicional de Heavy Metal e da banda! Então galera, esta foi a minha constatação e um apanhado mostrando o porquê de eu achar o melhor trabalho da banda, pois foi o Angels Cry que me apresentou para o mundo do Heavy Metal. Espero que tenham gostado e como tem sido de costume ultimamente no blog vou deixar o videoclipe do clássico "Carry On" para vocês.


6 comentários:

  1. Sem dúvida esse album inaugurou gerações inteiras de fãs de Heavy Metal no Brasil. Esse teu relato me lembrou a primeira vez que ouvi Carry On. Foi numa lan house, o cara que ficava lá vivia escutando Angra. Na época eu não conhecia quase nada de metal e resolvi pegar o nome da música. Era diferente de tudo que eu já tinha escutado e queria ouvi-la com mais atenção. Como possuia internet discada em casa , era impossível baixar albuns completos e eu tinha que me contentar com músicas aleatórias.

    Posso dizer que ali foi o passo inicial para que eu buscasse outras músicas do Angra e do gênero além de passar a aprecia-lo. Carry On me impressionou , tanto os vocais como a parte instrumental. Claro, não podemos esquecer do restante do albúm, que certamente merece ser lembrado em qualquer lista de discos influentes e marcantes do Heavy Metal mundial.

    ResponderExcluir
  2. Este álbum é fácil de subjetivar simplesmente incrível... Obrigado pelos comentários Igor!

    ResponderExcluir
  3. Cara, lembro da primeira vez que ouvi esse álbum, em especial Carry On... fiquei espantado, me perguntando como um gênero musical que eu costumava desprezar podia ser tão bom aos ouvidos.
    Nostalgia pesada agora, tempos que a gente se reunia em Independência só pra ouvir música e conversar...
    Vou parar por aqui, a nostalgia tá pesada, ainda mais por ter ouvido Born To Be - Shaman(grande álbum Reason).
    Heavy Metal is life!

    ResponderExcluir
  4. Marco bons tempos aqueles... E o Reason do Shaman é ótimo tbm...
    Heavy Metal is life! \m/

    ResponderExcluir
  5. E aê, metal porronca? Cara, por singular coincidência esse foi também o primeiro disco de rock que eu escutei, e foi por ele que eu virei fã do gênero. Sem dúvida o melhor trabalho do angra. Stand away é uma das músicas mais belas pra mim... Hehehe, também bateu nostalgia agora, quando me lembro da época que decobri o angra, devo ter escutado umas mil vezes o angels...
    Além desse clássico, os primeiros que escutei foram ritual (shaman), imaginations from the other side (blind guardian [põe aí pro pessoal conhecer!]), e powerslave (iron maiden)...

    Grande angra!

    ResponderExcluir
  6. Eai Neronauta... isso só reforça a minha tese sobre"feeling" em que este trabalho passa...
    Obrigado Pelo Comentário!
    Heavy Metal é estilo vida, ideologia é tudo...
    \m/

    ResponderExcluir

Rádio A Ferro e Fogo, onde o Rock é mais Roll.